VOLUNTARIADO E ESTÁGIO NO CEPTA

Sabia que você pode ser estagiário ou voluntário no CEPTA?

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental – CEPTA é uma das muitas  unidades vinculadas ao ICMBio e está localizado no município de Pirassununga-SP.

Tem como missão "Promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade aquática continental, por meio da gestão e produção do conhecimento." Para alcançar seus objetivos desenvolve ações de pesquisa, monitoramento, gestão da informação, avaliação de espécies, educação e comunicação, entre outras.

CEPTA AÉREO

 

Voluntariado

Quem deseja desenvolver atividades de voluntariado no CEPTA deve acessar a página do voluntariado do ICMBio:

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes-socioambientais-e-consolidacao-territorial-em-ucs/programa-de-voluntariado-do-icmbio

Em seguida, realizar o cadastro no sistema de voluntariado: https://sejaumvoluntarioicmbio.nectosystems.com.br/voluntariado/login/

Após o cadastro, você estará apta/o a se inscrever em chamadas para atividades de voluntariado no CEPTA e em diversas outras Unidades do ICMBio. Ao fim do voluntariado é emitido um certificado de participação.

No link abaixo é possível conferir as chamadas abertas para seleção de voluntários: https://sejaumvoluntarioicmbio.nectosystems.com.br/voluntariado/chamadas/publico/

O CEPTA possui um alojamento que pode ser utilizado pelo voluntário, porém o voluntariado não envolve nenhum tipo de auxílio financeiro.

Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório é aquele cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma no projeto do curso.

Para a realização de estágio obrigatório o/a interessado/a deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino.

O primeiro passo é verificar sua área de atuação para identificar atividades no CEPTA que possuam afinidade com seu tema de interesse.

Caso haja correlação entre sua área de interesse e as atividades do CEPTA pode ser iniciada a formalização de um Termo de Cooperação entre o ICMBio e a instituição de ensino do/a interessado/o.

Este processo precisa passar por instâncias internas do ICMBio e pode ter um tempo de tramitação longo. Portanto, para a realização de estágio obrigatório é necessário que o pedido seja feito com bastante antecedência (cerca de 1 ano).

É importante destacar que o estagiário não receberá Bolsa e Auxílio – Transporte.

O CEPTA possui um alojamento que pode ser utilizado pelo estagiário.

Em caso de interesse em realizar estágio no CEPTA, entre em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">