Cruzeiro de manejo e pesquisa no Arquipélago de Alcatrazes

(itajaí - 16/06/2023) Entre os dias 31/05 e 12/06 o CEPSUL apoiou três distintos trabalhos de manejo e de pesquisa no Arquipélago de Alcatrazes, no litoral norte do estado de São Paulo.

 

img 2023 06 arquipelago alcatrazesO arquipélago, que é um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS), faz parte do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Alcatrazes que engloba também a Estação Ecológica (ESEC) de Tupinambás.


A expedição que foi 100% executada em ambiente marinho contou com o uso do navio de pesquisa do CEPSUL, o NPq Soloncy Moura, que partiu de Itajaí/SC e permaneceu nas imediações do REVIS de Alcatrazes durante todo o período da mesma. Além da tripulação, dois Analistas Ambientais do CEPSUL também participaram da expedição e puderam apoiar os seguintes trabalhos que foram realizados:

 


Manejo do coral-sol no REVIS de Alcatrazes

img 2023 06 coleta coral sol

 

Para o manejo desta espécie exótica e invasora, feito de forma manual por equipes de mergulhadores da própria Unidade, a equipe do NGI Alcatrazes, chefiada pela Analista Ambiental Kelen Leite, contou ainda com a participação de um Analista Ambiental do NGI Florianópolis com ampla experiência no manejo do coral-sol. Durante os cinco dias de expedição foram retirados 596 kg do coral invasor do Arquipélago dos Alcatrazes. Neste período, o NPq Soloncy Moura também serviu de apoio para a fiscalização da pesca ilegal que eventualmente pudesse ocorrer na área.

 

 

Pesquisa de biomassa e de riqueza de espécies marinhas


Uma equipe do Instituto Oceanográfico (Laboratório de Ecologia da Reprodução e Recrutamento de Organismos Marinhos) comandada pela Dra Natasha Hoff, realizou, entre os dias 06 e 09 de junho, coleta da fauna de peixes locais, principalmente espécies demersais (do fundo do mar), para identificação, pesagem e tomada de medidas corporais (no caso de raias, que eram soltas com vida, posteriormente). A metodologia de captura/coleta envolvia a realização de arrastos realizados pelo NPq Soloncy Moura. Foram também coletados dados abióticos (penetração de luz, temperatura e salinidade) e sedimento, para avaliação de poluentes químicos orgânicos e inorgânicos. Segundo a Dra. Natasha, o conhecimento gerado por esta pesquisa auxiliará na compreensão do papel funcional das espécies neste ecossistema, e da proteção conferida pelas Unidades de Conservação marinhas na preservação da biodiversidade e fornecimento dos serviços ecossistêmicos. 

img 2023 06 captura soltura  coleta dados raias img 2023 06 laboratorio npq soloncy moura

 

Biodiversidade de peixes recifais no Arquipélago dos Alcatrazes


img 2023 06 arrastoA bordo do Navio de Pesquisa do CEPSUL, NPq Soloncy Moura, uma equipe de três pesquisadores do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP) realizou um levantamento da biodiversidade de peixes de hábito críptico, aqueles de pequeno tamanho (< 5 cm), noturnos e que vivem escondidos entre as frestas do recife. Foram coletados cerca de 90 peixes, compreendendo 16 gêneros distintos. De acordo com o Dr. Hudson Pinheiro, coordenador do trabalho realizado, a expectativa é de que alguns destes espécimes correspondam a espécies ainda não descritas pela ciência, sendo que os próximos passos incluem análises da diversidade genética, que têm o potencial de revelar o nível de endemismo, ou seja, identificar se existem espécies ou linhagens que são exclusivas do Arquipélago dos Alcatrazes.

 

O CEPSUL já tem outros trabalhos de mesma natureza sendo agendados ainda para este ano, e para isso continuamos contando com o NPq Soloncy Moura, um instrumento indispensável para cruzeiros oceanográficos de pesquisa e apoio a diferentes atividades de gestão das Unidades de Conservação marinho-costeiras!

img 2023 06 npq soloncy moura alcatrazes

 

Texto: Isaac Simão Neto