Destaques e Eventos

24/02/17

Curso de Manejo e Conservação de Butiazais e IV Seminário da Rota dos Butiazais: agricultores, Embrapa, APA da Baleia Franca e CEPSUL em parceria para a conservação de espécies ameaçadas de extinção

(Itajaí - 24/02/2017) São conhecidas 20 espécies de butiá, todas nativas do sul do Brasil e países vizinhos (Argentina, Paraguai e Uruguai) e todas ameaçadas de extinção. A principal ameaça é a substituição dos butiazais por áreas agrícolas e urbanas. Esta substituição ameaça também uma ampla variedade de espécies da flora e da fauna nativas, de ocorrência natural nos butiazais. Em Santa Catarina, Butia catarinensis é o butiá mais comum nas dunas, restingas e no entorno de lagoas costeiras.

10/02/17

Novos conteúdos no acervo digital do CEPSUL

(Itajaí - 10/02/2017) A biblioteca do CEPSUL tem realizado a digitalização de seu acervo documental e bibliográfico desde 2009.

Este processo visa dinamizar o acesso e a disseminação de conteúdos institucionais, relacionados com as atividades desenvolvidas pelo Centro. Com foco em três perspectivas: acesso, desenvolvimento da coleção e preservação/arquivamento do acervo documental e bibliográfico.

13/12/16

Primeira Chamada para Seleção de Bolsistas – ICMBIO/MMA - GEF MAR

(Itajaí - 13/12/2016) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, torna pública a chamada para a concessão de bolsas de auxílio e fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico nas modalidades Apoio Técnico Científico e Desenvolvimento Tecnológico em TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), Apoio Científico, Apoio Técnico Científico para apoio às atividades previstas no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar.

18/11/16

Palestra sobre tubarões oceânicos

(Itajaí - 18/11/2016) Antecipando a Semana do Tubarão da Discovery, o CEPSUL apresentará a palestra "História de vida e vulnerabilidade dos tubarões oceânicos do Brasil" no dia 24/11/2016 às 16:00 h.

18/11/16

publicado Livro Vermelho dos Crustáceos do Brasil

Foi publicado o "Livro Vermelho dos Crustáceos do Brasil: Avaliação 2010 - 2014", organizado pelo Prof. Marcelo Pinheiro (UNESP) e pelo Analista Ambiental do CEPSUL, Harry Boos.

31/10/16

CEPSUL REALIZA CONSULTA AMPLA PARA A AVALIAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DOS TUBARÕES, RAIAS E QUIMERAS MARINHOS

(Itajaí - 01/11/2016) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é a autarquia federal responsável por promover a conservação da biodiversidade brasileira e uma de suas atribuições é a avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira.

Em 2016 começa um novo ciclo de avaliação dos tubarões, raias e quimeras marinhos, conduzido pelo ICMBio, tendo o CEPSUL como ponto focal deste processo desde 2015.

08/09/16

Novidades na Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha

(Itajaí - 08/09/2016) Além do novo leiaute, em sua quinta edição, publicada no último mês de agosto, a Revista CEPSUL – Biodiversidade e Conservação Marinha passou a adotar a modalidade de Publicação Continuada. Nesse modelo de publicação, não é necessária a espera do fechamento de um número de manuscritos para os mesmos serem publicados. À medida que o artigo ou nota for revisado e editorado, o mesmo é publicado, promovendo maior rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.

06/09/16

CEPSUL realiza consulta ampla para a avaliação do risco de extinção dos crustáceos marinhos

(Itajaí - 06/09/2016) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é a autarquia federal responsável por promover a conservação da biodiversidade brasileira e uma de suas atribuições é a avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira.

24/08/16

Nova edição da Revista CEPSUL na modalidade Publicação Continuada

A Revista CEPSUL: Biodiversidade e Conservação Marinha divulga seu primeiro artigo na modalidade Publicação Continuada. Nesse modelo de publicação, não é necessária a espera do fechamento de um número de manuscritos para os mesmos serem publicados. À medida que o artigo ou nota for revisado e editorado, o mesmo é publicado, promovendo maior rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.

05/08/16

Palestra sobre Gestão Ambiental na Antártica

(Itajaí, 05/08/2016) Acontecerá no próximo dia 12 palestra sobre a gestão ambiental na Estação Antártica Almirante Ferraz.