Destaques e Eventos

12/08/19

Aberta consulta para a Avaliação do Risco de Extinção das Eglas – 2019

(Itajaí, 12/08/2019) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é responsável pelo Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente na publicação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção.

30/07/19

CEPSUL: 35 anos de conhecimento para a gestão

(Itajaí - 29/07/2019) É preciso conhecer para conservar. Ninguém discorda dessa verdade. Entretanto, essa não é a verdade inteira: afinal, nunca conhecemos tanto a natureza quanto nas últimas décadas e, ao mesmo tempo, nunca a impactamos tanto em qualquer outro período da história humana. Para que haja conservação da natureza e desenvolvimento socioambiental, é preciso que o conhecimento seja produzido e utilizado em um processo de gestão.

17/07/19

Centros da Biodiversidade Marinha Realizam Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos

(Itajaí - 10/06/2019) Entre os dias 03 e 07 de junho foi realizada, na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), em Tamandaré (PE), nova Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos (Actinopterygii) Marinhos.

20/05/19

Oficina de Avaliação de Meio Termo do PAN Corais

(Itajaí - 02/05/2019) A Avaliação de Meio Termo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril, na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (ICMBio/CEPSUL), em Itajaí, SC. Participaram da oficina, a equipe de coordenação do PAN, a COPAN, membros do GAT e convidados.

20/05/19

III Encontro Regional do PAN Corais: um olhar para o mar profundo

(itajaí - 02/05/2019) Os ambientes coralíneos de mar profundo do Brasil foram o tema do III Encontro Regional do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

20/05/19

Redução de captura incidental na pesca de arrasto é tema de oficina

(Itajaí - 30/04/2019) O Cepsul promoveu, recentemente, uma oficina técnica sobre o uso de dispositivos redutores de fauna acompanhante (BRDs) nas pescarias de arrasto de camarões no Brasil. A iniciativa foi realizada em parceria com o projeto REBYC II – LAC /FAO/GEF, que busca o manejo sustentável da fauna acompanhante na pesca de arrasto na América Latina e Caribe. A fauna acompanhante ou captura incidental é caracterizada pela captura de espécies não alvo da pescaria.

20/05/19

CEPSUL E REBYC II - LAC (FAO) participam de encontro sobre pescarias responsáveis em Shangai

(Itajaí - 30/04/2019) O CEPSUL, como integrante do projeto REBYC II – LAC /FAO/GEF (Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), participou do último encontro da ICES (International Council for the Exploration of the Sea) - FAO WGFTFB 2019 "Responsible Fishing Technology for Healthy Ecosystems and Clean Environment" em Shanghai, China.

15/04/19

Aberta nova consulta pública para avaliação do estado de conservação de peixes marinhos

(Itajaí - 15/04/2019) Mais uma vez, é aberta consulta pública para avaliação de peixes marinhos. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pelo Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, cujos resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente na publicação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção.

12/04/19

Centros realizam reunião preparatória para Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Marinhos

(Itajaí - 12/04/2019) Entre os dias 01 e 05 de abril foi realizada, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL em Itajaí (SC), a reunião preparatória para nova Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos Marinhos.

12/03/19

Prorrogado prazo da consulta sobre crustáceos de água doce do Brasil

(Itajaí, 12/03/2019) Foi prorrogado o prazo para a consulta pública sobre a avaliação do estado de conservação de crustáceos de água doce do Brasil.